Recordar é viver

São Paulo já teve ônibus urbanos de dois andares

A cidade de São Paulo já teve ônibus urbanos de 2 andares no sistema municipal, apelidados de fofão devido aos assentos arredondados.

Foto: SPTrans

A inauguração se deu no dia 8 setembro de 1987, quando o transporte era operado pela Companhia Municipal de Transporte Coletivo, a CMTC. No começo foram 11 unidades dos ônibus com 4,3 metros de altura, que prestavam serviços na linha 5111. No ano seguinte outras 26 foram adicionados à frota, com fabricação pela Thamco Indústria e Comércio.

Foto: SPTrans

Todos os 37 tinha capacidade de 112 passageiros, cada um deles. A vida dos fofões foi curta, e sua desativação se deu em 1993 dentre os motivos, pelas frequentes colisões com a rede de trólebus, além da existência de viadutos baixo, e escassez de profissionais capacitados para a manutenção da frota.

Foto: SPTrans

No Brasil, além de São Paulo, Osasco, Recife e Goiânia também tiveram os fofões. Mas o primeiro registro desse tipo de transporte em 1927 da Viação Excelsior, que operou na cidade do Rio de Janeiro.

O uso de sistemas de dois andares não é tão incomum. Ele é amplamente usado em serviços turísticos, mas algumas cidades mantem o meio duplo de transporte no deslocamento comum de passageiros, como em Londres.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Renato, posso responder sua pergunta a respeito do Fofão: Sim eu andei neles, alías andei até de bonde e guardo boas recordações disso nesses meus 67 anos. Em meu blog eu conto a história do fofão e realço a você que as escolhas das corres do fofão, se deu apenas porque eram as cores do município, vermelho-dourado e branco. Eram as cores também em todos os onibus da antiga e falida CMTC. Infelizmente a mídia da época tão rancorosa com projetos inovadores resolveu polemizar sobre isto também.
    Em meu blog neste artigo, poderá ver mais sobre o fofão e demais routemasters pelo mundo:
    http://netleland.net/tecnologia/double-decker-routemaster-e-o-fofao.html
    Se quiser saber de uma testemunha viva, era uma delícia viajar no 2º andar. Constantemente visito o museu dos transportes da sptrans com meus filhos e netos para ver e relembrar a história sobre este tipo de transporte. Um abraço, e parabéns pelo canal, sou fã dele…

Publicidade

Anúncios