Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Mobilidade Urbana

Rodízio de veículos é estudado no ABC Paulista

O ABC Paulista pode ter um rodízio de veículos, de acordo com informações do site Diário do Transporte. O Consórcio Intermunicipal que reúne as sete prefeituras que compõe o grupo deve debater a implementação da restrição em assembleia de prefeitos na manhã desta segunda-feira, 11 de maio de 2020.

Não há informações sobre como funcionaria a medida, e tão pouco quando e se a ação seria implementada. O motivo do rodízio seria o mesmo que a capital paulista: reduzir o número de viagens para tentar aumentar a taxa de isolamento.

Faz parte do ABC Paulista, os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Em Santo André, uma das maiores cidades da região, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, atualizou os números do novo coronavírus na cidade nesta sexta-feira, 08 de Maio de 2020:

  • 726 casos confirmados, entre eles 68 óbitos
  • 551 casos suspeitos
  • 957 casos descartados
  • 308 pessoas internadas em hospitais (públicos e privados) com suspeita ou confirmação de Covid-19

Rodízio em São Paulo

O prefeito Bruno Covas, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 07 de Maio, anunciou a volta do rodízio de veículos na cidade de São Paulo, mas de forma mais rígida. A medida passa a valer já na segunda-feira, 11 de Maio de 2020. Confira:

– Restrição deve valer para toda a cidade, e não mais para o centro expandido;
– Passa a funcionar 24 horas dia, e não mais apenas nos horários de pico;
– Nos dias pares, apenas veículos com final de placa par poderá circular. Por exemplo, no dia 12 de Maio, apenas veículos pares vão poder circular.
– Nos dias ímpares, apenas veículos com final de placa ímpar poderá circular. Por exemplo, no dia 1a de Maio, apenas veículos ímpares vão poder circular.
– Profissionais da saúde e taxistas devem solicitar isenção do rodízio através do e-mail: [email protected]

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus