Foto: Diário dos Trilhos
Mobilidade Urbana

Isolamento social cai para 46% em São Paulo nesta sexta-feira (8)

O índice que já estava baixo, acabou piorando. A taxa de isolamento social ficou em 46% no Estado de São Paulo nesta sexta-feira, 08 de Maio de 2020, segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), que analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e aponta a eficácia da quarentena no estado. Na cidade, o índice ficou também em 46%

Durante toda a semana, o índice ficou em 47%, exceto na sexta. Especialistas de saúde e pandemia dizem que a taxa ideia seria em 70%, com 50% sendo o mínimo aceitado.

Quarentena prorrogada

O Governador João Doria, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 08 de Maio de 2020, anunciou a extensão da quarentena em todo o Estado de São Paulo até o dia 31 de Maio.

Emocionado, Doria citou o “colapso da saúde” como escolha para ampliar a restrição. Segundo o governador, com o isolamento social, cerca de 51 vidas estão sendo salvas todos os dias citando um estudo da USP.

Existia a expectativa de que a quarentena teria um relaxamento já na segunda-feira. No entanto, a curva de contágio e mortos seguem em alta. Na região metropolitana de São Paulo, segundo Doria, ouve um aumento de 760% no índice da doença. “Autorizar o relaxamento agora, seria colocar vidas em risco”, disse o governador.

Rodízio 24 horas por dia

O prefeito Bruno Covas, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 07 de Maio, anunciou a volta do rodízio de veículos na cidade de São Paulo, mas de forma mais rígida. A medida passa a valer já na segunda-feira, 11 de Maio de 2020. Confira:

– Restrição deve valer para toda a cidade, e não mais para o centro expandido;
– Passa a funcionar 24 horas dia, e não mais apenas nos horários de pico;
– Nos dias pares, apenas veículos com final de placa par poderá circular. Por exemplo, no dia 12 de Maio, apenas veículos pares vão poder circular.
– Nos dias ímpares, apenas veículos com final de placa ímpar poderá circular. Por exemplo, no dia 1a de Maio, apenas veículos ímpares vão poder circular.
– Profissionais da saúde e taxistas devem solicitar isenção do rodízio através do e-mail: isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br

ABC estuda implantar rodízio

O ABC Paulista pode ter um rodízio de veículos, de acordo com informações do site Diário do Transporte. O Consórcio Intermunicipal que reúne as sete prefeituras que compõe o grupo deve debater a implementação da restrição em assembleia de prefeitos na manhã desta segunda-feira, 11 de maio de 2020.

Não há informações sobre como funcionaria a medida, e tão pouco quando e se a ação seria implementada. O motivo do rodízio seria o mesmo que a capital paulista: reduzir o número de viagens para tentar aumentar a taxa de isolamento.

Faz parte do ABC Paulista, os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios