O prefeito Bruno Covas, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 28 de Maio de 2020, anunciou a volta às atividades de setores produtivos, após o governo estadual classificar a cidade ser classificada como “zona 2”, em laranja. O retorno, no entanto, não deve ser imediato e Covas não estipulou um prazo concreto.
A abertura deve seguir os critérios estabelecidos pelo governo estadual, de acordo com os protocolos anunciados nesta quarta.
Os moradores devem seguir em distanciamento social, e manter o uso de máscaras. Covas disse ainda que os moradores ainda precisam evitar os deslocamentos desnecessários, para a cidade não voltar para a classe 1, em vermelho. “A cidade continua em quarentena, com preocupação em evitar aglomeração”, disse Covas.
De acordo com o prefeito, serão discutidos com o setor privado a reabertura de atividades imobiliárias, concessionarias de veículos, escritórios, comércio e shopping centers. Os setores devem apresentar à prefeitura, protocolo de higiene e de fiscalização, além de politicas de comunicação. Estes protocolos devem ser validados pela área de vigilância sanitária. Escolas e creches ainda não serão reabertas.
Fluxo: Setores enviam as propostas >>> Prefeitura avalia >>> Vigilância aprova reabertura.
As associações devem enviar os pedidos a partir do dia 1º de junho, por meio de um site.
Transporte
Covas disse que deixou determinado que as operadoras reservem mais 2 mil ônibus para a volta e eventuais aumentos no uso do transporte. Atualmente o sistema conta com 65% da frota em dia útil.