Ônibus

Ônibus elétrico da Alstom foi idealizado por colaborador, em programa de incentivo

Novas soluções as vezes podem estar dentro de casa, sem que as empresas tenham que buscar ideias fora. Neste caso, citamos a fabricante de trens Alstom, que de acordo com um comunicado “embora ainda produza material rodante, a companhia evoluiu e se tornou uma promotora de mobilidade inteligente”.

Buscando esse incentivo aos colaboradores, a empresa segue com um programa de captação de projetos, e a avaliação passa por uma comissão julgadora. Então, um evento de apresentação e a divulgação mostra as melhores propostas, que serão implementadas.

O grupo leva em consideração para julgar os melhores projetos, o impacto da ideia, sua capacidade inovadora, o retorno esperado do investimento, a viabilidade da implementação, a multidisciplinaridade na equipe e o custo. Os vendedores dos projetos mais criativos ganham prêmios de 1.500 euros e as equipes têm oportunidades de desenvolvimento de carreira. E claro, algumas ideias saem do papel.

O que saiu do forno?

A empresa destaca, entre os projetos, a Optimet, solução de ocupação de trens em tempo real, projetada pela Metrolab, o Iconis, sistema de segurança e controle que monitora a segurança das redes de transporte, além do ônibus elétrico Aptis.

O veículo pode transportar até 95 passageiros e possui autonomia de 200 quilômetros. Já foi testada em 2019, na América Latina, em Santiago, no Chile:

Em fevereiro, a Alstom entregou 12 destes veículos à Compagnie des Transports Strasbourgeois, da cidade de Estrasburgo, a capital da região de Grand Est, no nordeste da França.

A fabricante diz que reafirma seu compromisso de favorecer a criatividade e inovação das pessoas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus