Foto: Secretaria dos Transportes Metropolitanos
CPTM

Obras na estação Francisco Morato da Linha 7-Rubi entram na “fase final”

As obras da Estação Francisco Morato, da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, entraram na “fase final”, segundo uma postagem da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM nas redes sociais.

De acordo com a pasta, as 5 escadas rolantes foram instaladas e foi iniciada a montagem do primeiro dos três elevadores. A plataforma está com piso assentado e a cobertura está quase finalizada. A postagem diz ainda que as salas técnicas também estão com avanços e o mezanino já possui grande parte da iluminação em funcionamento.

A pasta diz que no início do segundo semestre a estação estará em funcionamento, e deve atender a 60 mil passageiros por dia.

Foto: Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Obras contratadas em 2009

As obras da nova estação foram contratadas em 3 de outubro de 2009, mas após o início das construções, a CPTM e as empresas do consórcio entram numa disputa sobre o valor do contrato. Posteriormente as empresas Consbem, TIISA e Serveng abandonam a construção, deixando os trabalhos da estação paralisados em 2011.

Após romper o contrato, a CPTM licitou novamente as obras através da licitação nº 8042160011R, cujo resultado foi divulgado em 12 de agosto de 2016. A concorrência foi vencida pelo consórcio Spavias-Telar pelo valor de 114 900 000,00 milhões de reais. O prazo para a conclusão das obras é de 36 meses, porém a CPTM só autorizou o início das obras em fevereiro de 2018.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus