As obras da Estação Francisco Morato, da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, entraram na “fase final”, segundo uma postagem da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM nas redes sociais.
De acordo com a pasta, as 5 escadas rolantes foram instaladas e foi iniciada a montagem do primeiro dos três elevadores. A plataforma está com piso assentado e a cobertura está quase finalizada. A postagem diz ainda que as salas técnicas também estão com avanços e o mezanino já possui grande parte da iluminação em funcionamento.
A pasta diz que no início do segundo semestre a estação estará em funcionamento, e deve atender a 60 mil passageiros por dia.
Obras contratadas em 2009
As obras da nova estação foram contratadas em 3 de outubro de 2009, mas após o início das construções, a CPTM e as empresas do consórcio entram numa disputa sobre o valor do contrato. Posteriormente as empresas Consbem, TIISA e Serveng abandonam a construção, deixando os trabalhos da estação paralisados em 2011.
Após romper o contrato, a CPTM licitou novamente as obras através da licitação nº 8042160011R, cujo resultado foi divulgado em 12 de agosto de 2016. A concorrência foi vencida pelo consórcio Spavias-Telar pelo valor de 114 900 000,00 milhões de reais. O prazo para a conclusão das obras é de 36 meses, porém a CPTM só autorizou o início das obras em fevereiro de 2018.