Milão estreou sua nova frota de trólebus no ultimo dia 04 de Maio, com novos veículos do modelo Solaris Trollino adquiridos pela ATM Milan. A cidade já havia feito uma grande compra de ônibus incluindo 125 coletivos a diesel Urbino e 30 ônibus elétricos, e agora chegou a vez dos trólebus articulados.
Publicação cita novo ressurgimento de trólebus em sistemas da Europa:
As novas unidades de elétricos para Milão são as primeiras da Itália com a nova carroceria. Em breve, 18 unidades Solaris também serão colocados em serviço em Modena e Parma, mas na versão de 12 metros. Somente Roma e Bolonha, entre as redes italianas de trólebus, têm trólebus articulados Solaris em operação. Uma característica particular compartilhada pelos veículos romanos e milaneses é a presença de baterias em vez de um motor-gerador.
As novas unidades estão equipados com baterias de titânio e lítio e tecnologia IMC (In Motion Charging), que permite operação em velocidade normal de até 10 km sem conexão com a rede aérea, além de uma redução significativa no consumo de energia. A velocidade máxima do veículo é regulada eletronicamente a 50 km/h.
No dia 4 de maio, os 8 primeiros trólebus entraram em operação (4 na linha 90 e 4 na linha 91; mais dois veículos vão entrar em circulação em breve). Até a presente data, foram entregues 28 trólebus, e o contrato prevê a compra de até 80 unidades.
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