Na tentativa de reduzir reduzir emissões de poluentes, o grupo Air France-KLM está estudando buscar parceiras para operação de trens em vez de aviões em rotas de curta distância na Europa. A possível medida foi anunciada em sua assembléia geral em Paris. O grupo já trabalha em conjunto com operadoras de serviço ferroviário nacional da França, para que os passageiros possam usar milhas aéreas em viagens de trem TGV.
A mudança vem após o Governo da França impôr algumas condições para a empresa Aérea, caso a operadora recebesse ajuda federal. O setor aéreo mundial sofre graves consequências por conta da pandemia do novo coronavírus, sendo que especialistas da aviação apontam como a pior crise no setor. Uma das três condições impostas à empresa aérea em troca de um pacote de ajuda de 7 bilhões de euros é deixar de competir com os serviços de trens de alta velocidade, o TGV.
Isso significa que os voos da Air France entre Paris e Lyon, Bordeaux ou Nantes precisam ser adaptados. A companhia ainda pode fazer essas rotas como parte de voos de conexão para outros destinos.
O anúncio da Air France-KLM ocorre apenas um ano depois de confirmar que considerava o TGV trens rápidos seu concorrente mais proeminente em rotas domésticas na França.