Trens Regionais

ANTT aprova prorrogação da Rumo, viabilizando Trem Intercidades entre SP e Campinas

Um dos pontos chaves para o prosseguimento do projeto do Trem Intercidades, entre a capital paulista e Campinas, acabou de ser resolvido. A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT determinou a prorrogação do contrato de concessão da Malha Paulista, administrada pela concessionária Rumo S.A..

A assinatura da renovação será realizada ainda nesta quarta-feira, 27 de maio, com as presenças do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e do diretor-geral em exercício da ANTT, Marcelo Vinaud.

O governo Estadual dependia da prorrogação da concessão para que operadoras paulistas tivessem o direito de passagem e de uso das vias.

Foto: Wesley Souza Fotos

Segregação de cargas

Em entrevista a portais de mobilidades feita através do canal do Via Trolebus no YouTube, o presidente da CPTM, Pedro Moro, comentou sobre um acordo com as transportadoras cargueiras para separar os serviços, de frete e de passageiro:

“Está sendo feito um acordo com a concessionária de cargas para fazer a segregação da carga nesse trecho entre São Paulo e Campinas nessa primeira fase. A gente ainda está fechando alguns conceitos técnicos para afinar os nossos custos, vendo o material e tipo de energia mais indicados para esse trecho”, disse Moro.

Consulta pública neste ano

Moro disse ainda que a empresa pretende lançar no segundo semestre a audiência pública para licitação do Trem Intercidades.

“Nossa meta é finalizar os estudos no primeiro semestre e no segundo semestre já ter a consulta pública desse projeto”, afirma Moro.

Nas palavras do presidente da empresa, estão sendo finalizados estudos sobre a modelagem de via para poder garantir o tempo de velocidade, em torno de 60 minutos, com o menor custo de implantação possível aproveitando os trilhos existentes da Linha 7-Rubi, esta que por sua vez, será concedida junto com o serviço para o setor privado.

Entrevista na íntegra:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios