O Governador de São Paulo, João Doria, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 18 de Maio de 2020, disse que vai pedir a câmara dos deputados, a antecipação do feriado do dia 9 de julho para o próximo dia 25 de maio, com previsão de ocorrer na próxima segunda-feira. Segundo o governador, a medida é uma tentativa de aumentar o isolamento social.
Neste domingo, o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, disse que enviaria à câmara a proposta de antecipação de dois feriados municipais, o de corpus christi e da consciência negra, como forma de tentar reduzir os deslocamentos.
Se forem aprovados, os dias escolhidos seriam nesta semana, sendo quarta e quinta-feira, e na sexta seria decretado ponto facultativo. Já na segunda, o feriado seria estadual, que também carece de aprovação dos deputados.
A taxa de isolamento social, tanto na capital paulista, quanto na média do estado vem ficando abaixo dos 50% em dias úteis, ao passo em que especialistas de saúde e de epidemiologia falam que o mínimo aceitável seria de 55%. No último domingo (17), no entanto, o índice ficou em 56% na cidade.
Sem perspectivas de lockdown
Em entrevista a Rádio CBN, o Governador João Doria voltou a dizer que há protocolos prontos para adoção de um lockdown, mas que ainda não há perspectiva de aplicar a medida.
“Dia a dia nós avaliamos a possibilidade do ‘lockdown’, mas é importante ressaltar que temos disponibilidade de leitos de UTI, temos hoje uma nova aquisição de respiradores”, disse o governador paulista.
1 comentário