O Governo do Estado espera que a aquisição do consórcio Move São Paulo pela empresa espanhola Acciona seja deliberada até o próximo dia 24 de Maio de 2020. A transição é aguardada para a retomada da Linha 6-Laranja do Metrô, que vai ficar a Brasilândia até a estação São Joaquim. As obras estão paradas desde 02 de setembro de 2016.
A informação é do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante vídeo conferência com sites de transportes, na qual o Via Trolebus esteve presente virtualmente.
Entrevista completa:
Posted by Alexandre Baldy on Thursday, May 14, 2020
Baldy revelou que nesta quinta ocorreu uma reunião com videoconferência com o comando da Acciona e disse também que há dificuldades na negociação por conta do novo cenário de pandemia, que dificulta a ida e vinda entre a Acciona e o Consórcio Move São Paulo.
“Avaliações por parte do Procuradoria Geral do Estado estão bem avançadas para que nós tenhamos até o dia 24 de Maio, esta anuência por parte do governo do estado, de acordo com esses pareceres da procuradoria, serem deliberados. Esperamos a partir do dia 24 ter esse novo consórcio, este novo concessionário, para que obras possam ser retomadas” – disse o secretário. Segundo ainda o titular da pasta, o novo prazo dependerá do novo concessionário.
O consórcio Move São Paulo venceu a licitação para construir e operar a linha, mas teve dificuldades de tocar o projeto. Então, o governo espera que a nova empresa espanhola assuma o papel de seguir com o eixo metroviário.
O Governo do estado de São Paulo ampliou para 24 de maio de 2020 o prazo da caducidade do contrato de concessão. Com o contrato vencido, não seria possível a transação entre as empresas.