Foto: Diário dos Trilhos
Mobilidade Urbana

Governo de SP decreta uso de máscara obrigatório em ruas e avenidas em todo o estado

O Governador João Doria, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 04 de Maio, disse que será obrigatório o uso de máscara em todo o estado, em qualquer lugar fora das residências. A medida passa a valer no dia 07 de Maio de 2020.

Segundo o governador, decretos municipais serão publicados, que devem traçar as formas de fiscalização e eventuais punições para quem não estiver portando a máscara.

O uso já estava valendo em todo o transporte coletivo, englobando Metrô, CPTM, e ônibus gerenciados pela SPTrans e EMTU.

Taxa de isolamento

A taxa de isolamento social ficou em 59% no Estado de São Paulo neste domingo, 03 de Maio de 2020, segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), que analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e aponta a eficácia da quarentena no estado.

No sábado, no entanto, o índice ficou em 53%, o segundo pior índice registrado neste dia desde o começo da quarenta. No dia 25 de Abril, o índice ficou em 52%.

Os profissionais de saúde dizem que o índice deveria ficar superior a 70%. O isolamento social ainda é a única medida eficaz de combater a pandemia do novo coronavírus.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus