A parada que já teve duas inaugurações, quase teve uma terceira, e no futura poderá ter a conexão de mais uma linha: A estação Paraíso.
Foi inaugurada em 17 de fevereiro de 1975 abrindo caminho para a Linha 1-Azul, e depois em 25 de janeiro de 1991, foi a vez da Linha 2 Verde. Recebe diariamente, em tempos sem pandemia, quase 40 mil passageiros, sobretudo aqueles que trabalham na região e residem em outras áreas.
Em um passado distante
Durante a construção da estação paraíso, o local foi preparado para receber mais duas linhas: o Ramal Paulista (atual Linha 2) e o Ramal Moema, cuja construção jamais foi posta adiante. As plataformas do Ramal Moema em Paraíso ainda podiam ser vistas há poucos anos, em frente à atual plataforma sentido Tucuruvi da Linha 1 – Azul, com as vias cobertas. Após a troca do piso, a plataforma sumiu.
Outro ponto que é possível ver vestígios do ramal Moema, é o túnel de ligação entre Vergueiro e Paraíso:
Em um futuro distante
Em seu Relatório Integrado de 2019, o Metrô revela planos da nova Linha 16-Violeta, sem prazos ainda para sua construção.
O novo eixo metroviário ligará o Jardim Brasilia, na Cidade Líder até a estação Oscar Freire. A nova parada, que ainda está na fase de estudos prevê as seguintes estações: Jardim Brasilia, Cidade Líder, Rio das Pedras, Vila Antonieta, Cipriano Rodrigues, Renata, Abel Ferreira, Anália Franco (conexão com a Linha 2-Verde), Regente Feijó, Alvaro Ramos, Vila Bertioga, Paes de Barros, São Carlos – Parque da Mooca (conexão com a Linha 10-Turquesa), Vila Monumento, Lins de Vasconcelos, Aclimação, e então, chega em Paraíso sendo a terceira linha a conetar com a estação. Depois segue para as paradas Jardim Paulista, Nove de Julho, Augusta e Oscar Freire.
1 comentário