O governador de São Paulo, João Doria, em entrevista à GloboNews nesta segunda-feira, 25 de Maio de 2020, afirmou que o Estado não terá o Lockdown por enquanto, mas que pretende adotar uma “quarentena inteligente”. O governador confirmou que a nova medida poderá ter diferenças, dependendo da região do estado.
“Para ser muito preciso, nós teremos uma nova quarentena. Mas será uma quarentena inteligente, porque levará em consideração toda a regionalização de São Paulo, do interior, da capital e da região metropolitana. A decisão não será homogênea. Até agora ela foi homogênea em todo o estado porque ela precisa ser. Agora nós temos a condição de fazê-la heterogênea, seguindo as orientações do comitê de saúde. Áreas e regiões em que possamos nessa quarentena inteligente ter um olhar diferente, nós vamos fazer. Aonde não for possível porque os riscos e índices indicam que não devem, não haverá”, disse Doria.
“Neste momento não há perspectiva de lockdown imediata em SP, mas o protocolo existe. Neste exato momento nós não vamos decretar o lockdown nem na capital nem em qualquer outro município”, disse o governador.
A afirmação segue na linha do prefeito Bruno Covas, em entrevista também nesta segunda-feira. “Nas últimas três semanas, conseguimos segurar a taxa de crescimento da doença…acho muito difícil a gente avançar para um lockdown”, afirmou o prefeito em entrevista a José Luiz Datena.