Mobilidade Urbana

Doria anuncia detalhes da nova quarentena no Estado de São Paulo

Em coletiva de imprensa que foi realizada nesta quarta-feira, 27 de Maio de 2020, O governador de São Paulo, João Doria, anunciou a manutenção da quarentena, mas de forma “consciente”, nas palavras do governador, com a retomada de parte dos setores produtivos. Doria disse que as decisões são pautas pela ciência e pela medicina.

O Governador disse que mesmo com a quarentena, 74% do setor produtivo permaneceu em funcionamento até agora. Na nova etapa da restrição, entre o período entre 1º e 15 de junho, a retomada gradual de atividades. Doria diz ainda que poderão ocorrer endurecimentos nas medidas, dependendo de dados da saúde.

O grau de retomada será em cinco etapas, separadas por bandeiras, dependendo dos índices de ocupação de leitos hospitalares, distanciamento social e contágio da COVID-19.

Ex-número 2 de Mandetta, que agora integra comitê de saúde de São Paulo, João Gabbardo, disse que as ações tomadas pelos governador e prefeitos foram responsáveis por salvar vidas. Já Dimas Covas, que é coordenador do comitê de saúde, disse que com o isolamento, o número de casos de COVID-19 foram poupados, e sem o distanciamento, o número seria em 950 mil, contra os 84 mil registrados. Disse ainda que 65 mil vidas foram salvas.

Normal controlado

Patrícia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico de São Paulo, disse que sem vacina o Estado terá o chamado “normal controlado”. As regiões serão sinalizadas por cinco “bandeiras” diferentes, dependendo das taxas de contágio, capacidade de saúde, e índices de isolamento.

O quadro acima mostra as fases da quarentena, de fase 1 que é mais rígida em vermelho até a quinta, que é a azul.

A economista Ana Carla Abrão especificou que a cada sete dias, as regiões serão classificadas em cada tipo de quarentena. Poderá haver progressão ou regressão, de quarentenas mais duras e mais brandas.

Coletiva ao vivo:

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus