Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Regionais

Decisão do TCU abre caminho para Trem Intercidades de SP até Americana

O Tribunal de Contas da União – TCU indeferiu um pedido de medida cautelar que tinha como objetivo, suspender a assinatura da prorrogação do contrato de concessão com a Rumo Logística.

A extensão do contrato, que será por um período por mais 30 anos, viabiliza a implantação do projeto do Trem Intercidades, do governo estadual. O trecho em questão é entre Jundiaí e Americana.

Os auditores do TCU afirmavam que a prorrogação acarretaria em redução nos investimentos. Mas o relator que indeferiu o pedido diz que “não foram identificados quaisquer prejuízos ao escopo originalmente previsto para a concessão nem ao resultado final pretendido com a prorrogação”.

O projeto do trem intercidades deve ser licitado no ano que vem, e prevê no início a ligação entre São Paulo e Campinas, e apenas em um segundo momento, sem previsão, até Americana.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Esse é o absurdo das concessões nestes moldes. Agora ficaremos reféns da concessionária por, pelo menos, mais 30 anos. Obras necessárias para mobilidade em outras localidades só ocorrerão com a permissão e “boa vontade” deles.

Publicidade

Anúncios