Imagine em uma cenário hipotético, um passageiro que desembarca no Aeroporto de Congonhas, e precisa se deslocar até o Aeroporto de Guarulhos para seguir sua viagem aérea. Se tudo correr como prevê o governo estadual, em 2022, este passageiro vai poder fazer seu deslocamento por meio do transporte sobre trilhos.
Mas, para percorrer o trecho, terá que utilizar ao menos quatro linhas, se der sorte e conseguir utilizar o Expresso Aeroporto partindo da Luz, por meio das linhas 17-Ouro, 5-Lilás, 1-Azul e 13-Jade.
Agora imagine um trem direto, sem paradas entre os dois entre os mais movimentados aeroportos Brasileiros. Este projeto foi imaginado pela CPTM, e contava em um relatório chamado “Modernização da malha da CPTM” do ano de 2003″, e o documento revela uma série de linhas que nunca saíram do papel.
O chamado “Trem Especial”, partia de Guarulhos até uma estação que ficaria em um Parque da Zona Leste. Depois o trem correria paralelo A Rodovia Ayrton Senna, a Marginal Tietê chegando até a Rodoviária do Tietê, e seguia até a Barra Funda. Em uma parada em Campo de Marte, partiria um ramal rumo a Congonhas, paralelo a Linha 1-Azul, até que em Paraíso, iria em direção ao Ibirapuera e depois chegaria até Congonhas:
Neste relatório não consta se a linha seria subterrânea ou em superfície. Neste relatório constava uma projeção de funcionamento do novo sistema em 2020.