YouTube video
CPTM

CPTM já projetou ligação sobre trilhos de São Paulo para Embu das Artes

Duas ligações sobre trilhos planejados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, diferentes dos serviços metropolitanos em longas distâncias, constavam em uma apresentação da secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, datada de 2016.

Trata-se de linhas conceitos, onde as duas ligações foram estudadas, mas que ainda carecem de pesquisas mais profundas. Portanto, não é possível saber sobre prazos de construções e tão pouco se os projetos serão considerados no futuro, uma vez que os mapas da rede futura sofre constantes mudanças, a medida em que os deslocamentos na grande São Paulo sofrem mutação.

Uma delas é inteiramente na capital paulista e outra liga a cidade de Embu das Artes até um bairro da Zona Sul. Os estudos são tão embrionários, que as ligações se quer são enumeradas ou que exista definição de qual modal de transporte seria escolhido.

Linha Monte-Belo-Piqueri

Ligação sobre trilhos que partiria do bairro do Butantã, em conexão com a Linha 22-Bordô do Metrô na estação Monte Belo, até Piqueri, em conexão com a Linha 7-Rubi. A linha já apareceu em outros mapas datados do começo da década.

A nova linha cruza a Linha 8-Diamante em Domingos de Morais, conecta com a Linha 2-Verde, esta que seria levada a futura estação Boaçava (nas imediações do cemitério da Lapa), depois a linha cruza com a linha 9 na estação Villa Lobos-Jaguaré, atingindo o terminal Monte Belo. O serviço inédito teria 13 km de extensão.

Linha Embu-Campo Limpo

Embu das Artes, município da Região Metropolitana de São Paulo, na Microrregião de Itapecerica da Serra, conta com mais de 240 mil habitantes, e está desconectado da malha metroferroviária. A nova proposta com 11 km de extensão, ligaria a cidade até a estação Campo Limpo, em conexão com a Linha 5-Lilás e com a futura Arco-sul.

Também não há definição sobre sua numeração e tão pouco sobre o meio de transporte que seria usado na nova ligação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus