A cidade de São Paulo teve sua primeira semana de um mega rodízio de veículos, que passou a valer em toda a capital, 24 horas por dia, e procurou retirar cerca de 50% dos veículos de circulação, de acordo com o final da placa e com o dia do mês. Todos os meios coletivos de locomoção tiveram incremento na demanda, e as operadoras afirmaram que inseriram mais carros, para dar conta do volume de usuários. Confira os números por sistema:
Nos ônibus
O número de passageiros que utilizam os ônibus gerenciados pela SPTrans aumentou 6,2% entre segunda-feira (11), e quinta-feira (14), de acordo com dados da SPTrans, reproduzidos pela Folha de São Paulo.
Já nos ônibus intermunicipais gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, segundo a Rádio Bandnews, foi registrado um aumento de 16% na movimentação, o que representa 80 mil passageiros adicionais. Antes do rodízio, o sistema de transportes apresentava cerca de 490 mil passageiros e passou para 570 mil.
Nos trilhos
Na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM foi 12% a mais no volume de passageiros durante semana. O metrô também registou alta – 8% ao longo da semana.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, segundo a rádio, diz que não há a possibilidade de monitorar a quantidade de pessoas por vagão. Na visão do secretário, não é possível dizer se o rodízio foi um sucesso, mas todas as medidas do governo de São Paulo podem ser revisadas.
Isolamento abaixo dos 50%
A taxa de isolamento social na cidade de São Paulo ficou em 48% nesta sexta-feira, 15 de Maio de 2020. O percentual ficou em todos os dias da semana abaixo dos 50%, mesmo com a volta do rodízio de veículos, de forma mais rígida.
A prefeitura de São Paulo adotou a restrição mais dura como forma de aumentar o distanciamento social, para tentar frear a pandemia, em um cenário onde a taxa de ocupação de leitos no município já beira os 90%.
Especialistas em saúde pública e epidemiologia dizem que o mínimo aceitável no distanciamento social seria em torno de 55%.
Confira os índices da semana na cidade de São Paulo:
Segunda-feira: 49%
Terça-feira: 48%
Quarta-feira: 48%
Quinta-feira: 49%
Sexta-feira: 48%