Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Mobilidade Urbana

Prefeitura de São Paulo anuncia fim do rodízio ampliado

O prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, anunciou neste domingo, 17 de Maio de 2020, durante entrevista coletiva online, a volta do rodízio tradicional. Desde segunda, a restrição valia por toda a cidade, durante 24 horas por dia, e buscava tirar metade dos veículos de circulação, de acordo com o final de placa e dia do mês.

Voltam as regras tradicionais, como a abrangência apenas nos horários de pico, no centro expandido, e valendo apenas um dia da semana de acordo com o final da placa.

Confira transmissão ao vivo sobre o fim do rodízio ampliado:

YouTube video

Isolamento abaixo dos 50%

A taxa de isolamento social na cidade de São Paulo ficou em 48% nesta sexta-feira, 15 de Maio de 2020. O percentual ficou em todos os dias da semana abaixo dos 50%, mesmo com a volta do rodízio de veículos, de forma mais rígida.

A prefeitura de São Paulo adotou a restrição mais dura como forma de aumentar o distanciamento social, para tentar frear a pandemia, em um cenário onde a taxa de ocupação de leitos no município já beira os 90%.

Especialistas em saúde pública e epidemiologia dizem que o mínimo aceitável no distanciamento social seria em torno de 55%.

Confira os índices de isolamento da semana na cidade de São Paulo:

Segunda-feira: 49%
Terça-feira: 48%
Quarta-feira: 48%
Quinta-feira: 49%
Sexta-feira: 48%

Lockdown

Covas diz ainda que a capital paulista não consegue implantar sozinha um lockdown, com restrição mais rígida na cidade, já que a cidade é conectada com outros municípios. O prefeito diz que o município não tem poder de polícia, e por isso a dificuldade.

Antecipação de feriados

Covas falou também durante a entrevista coletiva que deve pedir à câmara a antecipação de dois feriados municipais, o de corpus christi e da consciência negra, como medida de tentar reduzir os deslocamentos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus