Recordar é viver

Até o final dos anos 70, trem ligava Itaquaquecetuba até São José dos Campos

A Estação Manuel Feio é a ante-penúltima da Linha 12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, que liga o Brás até Calmon Viana, em Poa. Mas a parada já teve uma ligação ferroviária até São José dos Campos. O local conta com um entrocamento para ma via férrea que vai em direção ao Rio de Janeiro.

A chamada Variante do Parateí, que foi inaugurada em 1952 entre as estações de Manoel Feio e de São José dos Campos, encurtava o trecho equivalente do ramal de São Paulo original em 11 km, o que a tornou aos poucos mais atraente para os trens de carga e de passageiros.

As estações existentes no trecho entre Manuel Feio e São José dos Campos foram utilizadas pelos trens de passageiros entre os anos de 1957 e 1978. A ferrovia tinha estações em Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Guararema, Jacareí, e claro, São José dos Campos. O trecho entre Itaqua e São José é de cerca de 60 km.

Atualmente a ferrovia é usada para o percurso dos trens cargueiros da MRS. Até 1998 abrigava o trem de Prata, entre São Paulo ao Rio de Janeiro.

É estudado a volta de atendimento de passageiros no eixo São Paulo e São José dos Campos, no projeto do Trem Intercidades. Mas o eixo não é considerado prioritário.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    • O trecho de Guararema faz parte da Variante de Poá e que vai até a fábrica da Fíbria em Jacareí e de lá até São José do Campos os trilhos foram arrancados e inclusive ele passava pela área do Banhado que é uma APA.

Publicidade

Anúncios