Um dos pontos chaves para o prosseguimento do projeto do Trem Intercidades, entre a capital paulista e Campinas, acabou de ser resolvido. A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT determinou a prorrogação do contrato de concessão da Malha Paulista, administrada pela concessionária Rumo S.A..
A assinatura da renovação será realizada ainda nesta quarta-feira, 27 de maio, com as presenças do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e do diretor-geral em exercício da ANTT, Marcelo Vinaud.
O governo Estadual dependia da prorrogação da concessão para que operadoras paulistas tivessem o direito de passagem e de uso das vias.
Segregação de cargas
Em entrevista a portais de mobilidades feita através do canal do Via Trolebus no YouTube, o presidente da CPTM, Pedro Moro, comentou sobre um acordo com as transportadoras cargueiras para separar os serviços, de frete e de passageiro:
“Está sendo feito um acordo com a concessionária de cargas para fazer a segregação da carga nesse trecho entre São Paulo e Campinas nessa primeira fase. A gente ainda está fechando alguns conceitos técnicos para afinar os nossos custos, vendo o material e tipo de energia mais indicados para esse trecho”, disse Moro.
Consulta pública neste ano
Moro disse ainda que a empresa pretende lançar no segundo semestre a audiência pública para licitação do Trem Intercidades.
“Nossa meta é finalizar os estudos no primeiro semestre e no segundo semestre já ter a consulta pública desse projeto”, afirma Moro.
Nas palavras do presidente da empresa, estão sendo finalizados estudos sobre a modelagem de via para poder garantir o tempo de velocidade, em torno de 60 minutos, com o menor custo de implantação possível aproveitando os trilhos existentes da Linha 7-Rubi, esta que por sua vez, será concedida junto com o serviço para o setor privado.
Entrevista na íntegra:
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