Trólebus na Letônia agora também operam movidos a hidrogênio

A operação dos trólebus vem ganhando uma sobrevida sobretudo em países da Europa com a combinação entre outros tipos de combustíveis, em regiões desprovidas de rede aérea. A Letônia, um país situado no Mar Báltico entre a Lituânia e a Estônia, vem usando hidrogênio combinado com os veículos conectados a energia elétrica.

Um ponto de reabastecimento de hidrogênio entregue no início de março permitiu ao operador de Riga Rīgas Satiksme começar a administrar sua frota de 10 trólebus Solaris Trollino com energia de célula de combustível. Os veículos são usados na rota 40, a segunda mais movimentada da cidade.

Os trólebus de 18,75 metros de cumprimento têm baterias recarregáveis ​​dinamicamente, o que permite a operação desconectada da rede. Mas as células de combustível oferecem uma maior autonomia, de até 150 km a partir de um reabastecimento de 10 minutos. Isso é usado para cobrir trechos sem fio de 1,6 km e 3,6 km da rota de 20 km.

Os trólebus de células de combustível foram encomendados em 2016 e entregues em 2017, mas sem um ponto de reabastecimento de hidrogênio não puderam usar suas células de combustível.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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