Metrô SP

Os dois projetos cancelados de Metrô em Cachoeirinha, Zona Norte de SP

Cachoeirinha é um distrito localizado na Zona Norte da capital paulista. Também é conhecido como Vila Nova Cachoeirinha (nome de um bairro do distrito), nome que foi posteriormente abreviado no uso popular. Tem uma área de 3,3 km² e uma população estimada em 157.408 habitantes.

O distante bairro já foi contemplado com dois projetos metroviários, sendo que um deles era um monotrilho e outro, Metrô convencional subterrâneo:

Linha 16-Prata

Foi divulgada no final da década passada uma quarta linha de monotrilho que seria construída, e faria parte da malha metroviária, além dos trens aéreos da atual Linha 15-Prata, a Linha 17-Ouro e a finada 18-Bronze.

Seria um Monotrilho que ligaria a Cachoeirinha até a Lapa. A linha, então, teria 9 km e seu traçado se daria no eixo da Avenida Inajar de Souza, Comendador Martinelli e Ermano Marchetti.

O monotrilho acabou sendo cancelado, e a nomenclatura prata foi absorvido pelo projeto entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes.

Linha 16-Violeta

Seria um ramal metroviário que ligaria o Ipiranga ao bairro do Cachoeirinha com 17 Km de extensão e 20 estações que, segundo projeções do estudo “Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo”, divulgado no ano de 2013, seria construído de uma única vez:

Fonte: Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da RMSP – Secretaria de Transportes Metropolitanos

Mas, em mapas e projetos mais recentes, o nome “16-Violeta” aparece como uma nova linha de Metrô entre a Cidade Líder até a estação Oscar Freire, e o projeto metroviário da Cachoeirinha ficou de fora.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus