Recordar é viver

Nos anos 90, CPTM operava trens até Mairinque

Mairinque é um município brasileiro do estado de São Paulo situado na Região Metropolitana de Sorocaba, com um pouco mais de 46 mil habitantes. Nos primeiros estudos para a sua construção, em 1892, o local hoje ocupado pela estação da cidade, era denominado Entroncamento, já que ali seria o encontro da ferrovia que vem da capital paulista e do ramal Mairinque-Santos.

Mas, até os anos 90, a cidade foi atendida pelos trens metropolitanos da CPTM. Antes dos anos 70, os serviços das antigas operadoras Sorocabana e Fepasa ligavam São Paulo à Mairinque, tendo São Roque como ponto final.

Já a partir dos anos 1980, a Fepasa passou a manter o trem entre Itapevi e Mairinque. Mas a baixa procura, onde relatos apontam que o atendimento servia a apenas 1500 passageiros por dia, levou a desativação do trem que já era operado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM em 1998.

O eixo ferroviário hoje conta com os serviços da operadora, mas da capital até Itapevi, e de Itapevi até Amador Bueno, com troca de composições. Até Mairinque, são mais 27 km de extensão.

Foto: Lucas Rio

Historia da estação

A Estação ferroviária da cidade foi construída e inaugurada pela Estrada de Ferro Sorocabana em 4 de julho de 1897, como ponto de entroncamento com a linha da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro e posteriormente ponto de partida da Mairinque-Santos, em 1937.

A edificação atual inaugurada em 1906 é a primeira arquitetura de concreto armado do Brasil, idealizada pelo arquiteto francês Victor Dubugras.

Os trens de subúrbio foram instalados nos anos 1920, e seus serviços ligavam a região até São Paulo.

No futuro

Existe a expectativa que o leito ferroviário, entre São Paulo, passando por Mairinque, até Sorocaba, dê lugar ao projeto do Trem Intercidades, sem prazos para obras, mas no radar do governo Estadual.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus