YouTube video
VLT

Hong Kong tem sistema de bondes de dois andares

O Hong Kong Tramways é um sistema de bonde patrimonial de bitola estreita de 1.067 mm, de propriedade e operado pela RATP Dev Transdev Asia. Circula na ilha entre Kennedy Town e Shau ​​Kei Wan , com uma filial circulando pelo Happy Valley .

É uma das primeiras formas de transporte público na metrópole, tendo sido inaugurado em 1904 sob o domínio britânico. Utiliza bondes elétricos desde a sua inauguração e nunca utilizou cavalos ou vapor. Além de ser usado pelos passageiros, o sistema é popular entre os turistas e é uma das maneiras mais ecológicas de viajar na cidade.

Seis linhas, 120 estações e 163 veículos formam a rede de 13 quilômetros que atende a uma média de 180 mil passageiros. No horário de pico, as partidas entre os carros são de um minuto e meio. Cada bonde tem capacidade para 115 passageiros, e os veículos podem atingir uma velocidade de até 60 km/h.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus