Prometido para 2014, e após ter consumido R$ 1 bilhão em recursos públicos, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Cuiabá segue parado, sendo que só 6 dos 22 km previstos foram concluídos. O Governo do Estado prevê que ainda deverá investir cerca de R$ 1 bilhão caso decida por implantar o sistema de transporte.
Mas para bater o martelo, um estudo foi elaborado pelo governo federal, por meio do grupo de trabalho da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana. E após novo meses, esse estudo deve ser entregue para as autoridades estaduais, segundo o site PNB Online.
Foram analisadas alternativas para retomada do projeto, sendo analisados equipamentos e obras entregues, alternativas técnicas ao empreendimento, gestão financeira da execução contratual e custos adicionais, perspectiva jurídica, além de gestão de risco.
“Além destas, outras reuniões específicas foram realizadas para levantamento e atualização de informações sobre a mobilidade de toda a Região Metropolitana. Até a apresentação e entrega, os relatórios e estudos não são públicos” – disse o Ministério do Desenvolvimento Regional ao site.