Foto: Divulgação
CPTM

[FOTOS] CPTM entrega fachada revitalizada da Estação Brás

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM entregou uma das fachadas da Estação Brás revitalizada. O local, que no passado abrigada duas estações, uma construída em 1867 pela São Paulo Railway Company e a outra em 1875 pela Estrada de Ferro do Norte, hoje é ponto de partida ou passagem de cinco linhas.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Se acordo com publicação do presidente da empresa, Pedro Moro, a fachada original da primeira estação foi integralmente restaurada por meio da iniciativa privada. “O projeto de restauro contemplou a recuperação, limpeza, remoção de pichações e a recomposição de elementos da fachada de tijolos”, diz Moro.

A fachada conta com 110 metros de extensão e 8,5 metros de altura:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Dica do P para fazer depois que essa Pandemia passar. rs . Para aqueles que não sabem a atual estação Brás é uma junção de duas estações. Uma construída em 1867 pela São Paulo Railway Company e a outra em 1875 pela Estrada de Ferro do Norte. . Pela proximidade, aos poucos, as estações estavam se unificando, mas somente sob a administração da CPTM esse processo foi concretizado. . Mas nao vim aqui para falar de história e sim para apresentar um vídeo para vocês sobre um restauro que foi finalizado neste mês. A fachada original da primeira estação foi integralmente restaurada por meio da iniciativa privada. . O projeto de restauro contemplou a recuperação, limpeza, remoção de pichações e a recomposição de elementos da fachada de tijolos. . A fachada tem 110 metros de extensão e 8,5 metros de altura e dá acesso à estação Brás da CPTM e do Metrô. . Realmente vale vir conhecer um pouquinho da história da ferrovia e de São Paulo. Coloque na sua agenda! Mas espere essa fase do Covid-19 passar. . Por enquanto, fique em casa, proteja-se, cuide da sua família e amigos. . #covi̇d19 #fiquememcasa #cptm_oficial #cptm #estacaobras #dicasdoP

Uma publicação compartilhada por Pedro Tegon Moro (@pedrotegonmoro) em

Fotos:

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Oi! Parabéns pelo texto! Sou arquiteto, trabalho na empresa de restauração que executou a obra e fiz o acompanhamento da mesma. A última fotografia da reportagem é de minha autoria e, embora tenha sido fornecida a vocês pela CPTM, gostaria que a imagem recebesse meus créditos. Não fui consultado pela CPTM sobre a divulgação da fotografia, mas não me oponho, podem usá-la, apenas peço o ajuste de crédito da imagem. Obrigado!

Publicidade

Anúncios