Foto: Guilherme Ferreira (@gui_ferrero)
Metrô SP

Metrô testa painel que mostra chegada do trem na Linha 2-Verde

O Metrô de São Paulo está testando em monitores instalados nas plataformas da Linha 2-Verde, a indicação da chegada do próximo trem, segundo registro do nosso leitor Guilherme Ferreira (@gui_ferrero).

Os monitores indicam os minutos que faltam para a próxima composições chegar na plataforma. Segundo o registro do Guilherme, os tempos nos monitores batem com entrada do trem na plataforma.

Sistema semelhante é usado na Linha 4-Amarela, com painéis que mostram, além do tempo de espera, a lotação de cada carro que compõe o trem:

A tecnologia consegue prever a chegada da composição graças ao sistema de sinalização CBTC (Communications-Based Train Control), sigla em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”. A nova funcionalidade vem sendo instalada mundo a fora, e atualmente esta presente nas Linhas 2-Verde, 4-Amarela, 5-lilás e 15-Prata do Metrô de São Paulo, e esta em fase (longa) de implantação nas linhas 1-Azul, 3-vermelha, e futuramente na 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus