Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Linha 15-Prata do Monotrilho ficará fechada nos próximos dias e sem previsão de reabertura

O fechamento repentino de estações do monotrilho da Linha 15-Prata demostra que o sistema sofreu uma avaria grave. O Metrô de São Paulo informou em uma nota neste domingo, 1º de março, que as estações da linha 15 ficarão fechadas nesta segunda-feira, 2, e o eixo de transporte que liga a Vila Prudente até São Mateus não tem previsão de retorno a operação.

A empresa já havia solicitado reforço do sistema PAESE com ônibus gratuitos para operação nesta segunda. Segundo a companhia, na última quinta-feira (27) um pneu de um jogo de rodas do trem se rompeu. O Metrô então constatou a incidência de danos em outros pneus dos trens do monotrilho.

YouTube video

“Para evitar que falhas como esta causem problemas que comprometam o funcionamento normal da linha e em medida de precaução para os cidadãos, a operação da Linha 15-Prata continuará paralisada nesta segunda-feira (2)” – disse a operadora.

Foto: Eduardo Ganança

A empresa não estipulou um prazo para volta da operação. “Toda a frota, vias e sistemas passarão por rigorosa inspeção nos próximos dias, com acompanhamento dos funcionários do Metrô, para uma imediata solução que permita a retomada da operação” –  diz o comunicado.

23 trens fora de operação

Em uma nota enviada ao site Diário do Transporte, a Bombardier, fabricante dos trens, recomendou por excesso de cautela, que o Metrô de São Paulo removesse a frota de 23 trens de serviço para que a equipe de especialistas do Canadá, pudesse realizar as inspeções necessárias.

Já a operadora informou que está cobrando da Bombardier e do Consórcio CEML – que construiu a via – providências urgentes para a identificação da causa da ocorrência, a sua correção e também que eles arquem com todos os prejuízos decorrentes desta paralisação.

Interdição surpresa

Em um comunicado enviado na noite da sexta-feira, 28 de fevereiro, o Metrô de São Paulo informou que o monotrilho da Linha 15-Prata ficará fechado durante todo o final de semana.

Horas antes, durante a tarde da sexta, no entanto, a operadora já havia emitido uma nota informando que o meio de transporte que liga a Vila Prudente até São Mateus, ficaria sem operar apenas algumas horas no domingo.

Nos comunicados antes deste domingo, a interdição era por conta de testes no sistema de sinalização.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus