Representantes do Governo Estadual avaliam que as restrições de mobilidade impostas pelo governo de São Paulo tem sido eficazes no combate ao novo Coronavírus.
Durante entrevista nesta quinta-feira, 26 de março de 2020, o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, disse que as medidas “estão colaborando de uma forma bastante efetiva.”
Germann, no entanto, não descarta medidas mais duras, como o isolamento obrigatório, inclusive com uso de força policial.
“O que estamos fazendo não é um isolamento, o que nós estamos fazendo é um distanciamento social. O próximo passo, se houver necessidade, seria o isolamento domiciliar ou social. Ou, se houver necessidade de apertar mais ainda o cinto, aí seria o lockdown, com a característica de uso da força policial para manter as pessoas em casa. Não estamos nesta situação ainda”, disse José Henrique Germann.
Policiamento para orientar idosos
O Governo Estadual ainda avalia o uso policiais militares e guardas civis para abordar idosos e convencê-los a voltar para casa.
O Estado de São Paulo teve até esta quarta-feira, 25 de março, 48 mortes por coronavírus e 862 casos confirmados.
As mortes no estado aumentaram 20% de terça para quarta-feira. Dentre os oito novos óbitos confirmados, há seis homens (75, 82, 72, 98, 80 e 70 anos) e duas mulheres (de 87 e 52 anos).