TAV

Argentina já planejou e chegou a assinar contrato para uma linha de Trem Bala

A Argentina já cogitou e chegou até a assinar um contrato para a implantação de um trem de alta velocidade. O chamado COBRA (Cordoba-Buenos Aires-Rosario) foi anunciado em 26 de abril de 2006 pelo então presidente da Argentina Néstor Kirchner, para construir um trem de alta velocidade que interligue as cidades de Buenos Aires, Rosário e Córdoba.

Mais adiante, em 29 de abril de 2008, a então presidente Cristina Fernández de Kirchner assinou contrato do projeto que utilizaria tecnologia francesa da empresa Alstom. A obra teria um prazo de execução de 4 anos e um custo aproximado de 4 bilhões de dólares (incluindo financiamento privado).

Dessa forma o país poderia ter trens capazes de alcançar velocidades máximas de 200 km/h em um percurso total de 1000 km sendo assim o primeiro sistema de trem de alta velocidade da América do Sul.

Após anunciar no fim de 2008 que inciaria a obra em 6 meses, a fabricante não conseguiu financiamento do banco francês Natixis que foi afetado pela Crise Econômica mundial de 2008 e resolve adiar por tempo indeterminado o projeto do TAV.

A ferrovia teria bitola proposta é do tipo internacional (1.435 mm) em todo o percurso, de uso exclusivo para os trens de alta velocidade. O percurso geral será partindo de Buenos Aires para Rosário saindo de ambas as cidades pelo traçado da Ferrovia General Belgrano mas seguindo um traçado ainda não definido e de Rosário até Córdoba seguindo o traçado da Ferrovia Mitre.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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