SPTrans

Velocidade média de ônibus em São Paulo permanece em 17 km/h há uma década

Os ônibus de São Paulo circularam em uma velocidade média de 16 km/h nos horários de pico em 2019, de acordo com uma reportagem do jornal Folha de São Paulo.

Os dados são da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, e foram obtidos pela reportagem por meio da Lei de Acesso à Informação. O histórico mostra que os números desde 2009, apontam que a velocidade média segue em torno dos 17 km/h nos horários de pico.

Foto: Diário dos Trilhos

No horário de pico da manhã, das 5h às 8h59, a velocidade média dos coletivos ficou estagnada em 16 km/h desde 2017. Já no horário de pico da tarde (das 16h às 19h59), a velocidade média caiu de 2018 para 2019 —passou de 17 km/h para 16 km/h.

O principal motivo da baixa velocidade é a falta de uma estrutura exclusiva para os ônibus. Faltam corredores e faixas exclusivas. Os coletivos acabam sendo refém dos congestionamentos causados pelos automóveis particulares.

A cidade conta com uma frota operacional de 12,8 mil veículos e 1.347 linhas. Em média, são transportados 8,9 milhões de passageiros por dia útil.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus