Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Mobilidade Urbana

Uso do carro deve diminuir e do transporte público aumentar em SP, revela pesquisa

O uso do carro como meio de deslocamento deve cair na cidade de São Paulo. Em compensação, o da bicicleta e do transporte coletivo e a caminhada deve subir. É o que aponta um estudo da Kantar divulgado nesta quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020, que pesquisou o futuro da mobilidade envolvendo as grandes cidades ao redor do planeta.

A tendência na capital paulista deve acompanhar as demais localidades mundo a fora. Segundo o estudo, até 2030, esses meios de transporte mais ecológicos representarão 49% de todas as viagens realizadas contra 46% para carros.

  • Transporte público: + 10%;
  • Caminhada: + 25%;
  • Bicicleta: + 47%;
  • Carro: -28%.

“O estudo Mobility Futures, da Kantar, prevê que as viagens de carro particular diminuirão em 10% nas maiores cidades do mundo, na próxima década. A ascensão da economia compartilhada, a multimodalidade e veículos autônomos, juntamente com o envelhecimento da população global, reduzirão a necessidade de posse de carro”, diz um comunicado da empresa.

São Paulo em destaque

Entre as cidades que devem seguir esta tendência até 2030, São Paulo aparece em terceiro lugar, logo depois de Moscou e Manchester, com a cidade inglesa no topo do ranking.

São Paulo é uma das cidades mais congestionadas da América do Sul, dificultando a locomoção com eficiência. Mas, embora atualmente o transporte público represente uma parcela significativa das viagens, o sistema de transporte está superlotado, atrasado e com pouca conexão. Portanto, não é surpresa que mais pessoas se voltem para andar de bicicleta e caminhar sempre que possível”.

Segundo o Mobility Futures, a cidade de São Paulo deverá registrar uma queda de 28% no uso de carros nos próximos 10 anos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus