VLT

Cidade da Polônia testa VLT sem condutor

O operador de transporte de Cracóvia, cidade no sul da Polônia, perto da fronteira com a República Tcheca, fez testes no que diz ser a primeira operação automatizada de um bonde no país. O VLT andou sem motorista na cabine e um computador de bordo controlando a velocidade, que comandou até o fechamento e abertura de portas.

O bonde Newag 126N transportou convidados, incluindo o prefeito Jacek Majchrowski, de Muzeum Narodowe até o terminal Cichy Kącik.

YouTube video

O projeto de pesquisa em automação está sendo realizado por uma parceria entre a operadora MPK, fabricante de veículos Newag, Universidade de Tecnologia de Cracóvia, empresa de software Cybid e fornecedor de eletrônicos Medcom.

O objetivo é desenvolver um sistema que ajude e supervisione os condutotes, garantindo que os bondes operem dentro dos parâmetros de segurança exigidos, detectando obstruções na linha, intervindo no caso de excesso de velocidade e otimizando a corrida para garantir um fluxo suave de tráfego através de cruzamentos rodoviários.

A longo prazo, está prevista a operação totalmente automatizada do VLT.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus