Foto: Diário dos Trilhos
CPTM

TCU não está convencido de que people mover entre CPTM e Aeroporto é necessário

O Tribunal de Contas da União (TCU) diz que não há demanda para a construção de um people mover entre a estação Aeroporto Guarulhos, na Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, e os terminais de embarque, de acordo com a coluna Painel, da Folha de São Paulo. Segundo o órgão, o atendimento por ônibus, que já é feita no local, atende satisfatoriamente a demanda atual.

A estação da Linha 13 fica distante dos terminais de embarque, e é alvo de critica por parte da sociedade. A ferrovia, por sua vez, conta com uma baixa demanda de usuários. Foi projetada para transportar mais de 100 mil usuários por dia, mas transporta diariamente cerca de 15 mil passageiros.

Um sistema de people mover, uma espécie de monotrilho de baixa capacidade, está sendo desenvolvido pela concessionária Gru Airpot, após uma negociação com o governo federal.

Promessa

Em 2019, o governador de São Paulo, João Doria, junto com representantes do Governo Federal, prometeu que a GRU Aiport iria construir o meio de transporte. O prazo era para 2021, mas agora não existe uma data estipulada.

Vamos entregar um relatório para o governo federal com a recomendação da empresa que deve operar o sistema”, disse o presidente da concessionária que administra o aeroporto, Gustavo Figueiredo. Contudo, “não há prazo regulamentar para a finalização do processo”, afirmou o Ministério da Infraestrutura sobre o projeto, o que foi repetido pela GRU Airport.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus