YouTube video
Monotrilho

Quais os principais fabricantes de monotrilho no mundo?

Cerca de 50 sistemas de monotrilho atualmente operam no mundo, e empresas de grande porta fabricam este tipo de modal:

Bombardier

Foto: Eduardo Ganança

Monotrilho Innovia é o nome dado ao sistema de monotrilho totalmente automatizado e sem motorista fabricado pela Bombardier Transportation. Seu design é baseado no sistema desenvolvido na década de 1950 e depois popularizado pela Disney em seus parques temáticos.

A empresa já forneceu um sistema para Las Vegas, e a maior frota atualmente é da Linha 15-Prata de São Paulo, com 27 composições, podendo chegar até 54 se o meio de transporte for concluído até a Cidade Tiradentes.

As três gerações de monotrilhos Innovia foram montadas em diferentes fábricas. Hoje, existem várias instalações de produção que produziram os trens, incluindo Kingston, Canadá; Wuhu, China; Hortolândia, Brasil e Derby, Reino Unido.

BYD

Em 2016, a BYD apresentou um protótipo de monotrilho conhecido como “Skyrail” e anunciou que entrará no mercado global de transporte ferroviário. A primeira linha pública de Skyrail foi aberta em Yinchuan em 2018. Várias cidades chinesas como Guilin , Shantou , Guang’an e Bengbu encomendaram estes trens.

A empresa mundialmente conhecida por seus ônibus elétricos, deve fornecer ainda monotrilhos para dois sistemas brasileiros: Salvador, na Bahia, e em São Paulo, na Linha 17-Ouro. Neste post contamos as principais caraterísticas do sistema da BYD.

Hitachi

A empresa que possuí o maior número de monotrilhos operacionais no mundo, entregou seu primeiro sistema na década de 60 para Tóquio. Já forneceu também para sistemas dos Emirados Árabes, Malásia e Coréia do Sul.

Scomi

Seu principal produto é o sistema de monotrilho em Dubai. Mas a história da Scomi com trens aéreos é recheadas de contratempos. Na cidade da Índia, um trem pegou fogo e linha ficou paralisada por meses. Em outro caso, uma peça se soltou e caiu em uma via da cidade.

Em São Paulo, a Scomi produziria trens para duas linhas. Mas na Linha 17-Ouro, o governo estadual encerrou o contrato e acabou realizando uma nova licitação. Já o da Linha 18-Bronze, o projeto foi cancelado.

CRRC

O maior fabricante de trens da China desenvolveu o primeiro trem monotrilho do país alimentado por motores síncronos de ímã permanente, marcando um avanço nos esforços para impulsionar a inovação do transporte ferroviário.

A CRRC Qingdao Sifang, subsidiária da fabricante de trens China Railway Rolling Stock Corp, desenvolveu um sistema de transporte capaz de economizar 10% em energia, além de reduzir drasticamente os níveis de ruído durante a operação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus