Monotrilho

Panama assina contrato com a Hyundai para construção de monotrilho

Autoridades do Panamá assinaram contrato para construção da Linha 3 do Metrô na capital, que será operada por meio de um monotrilho.

O acordo foi feito entre a Diretoria Geral de Compras Públicas do Panamá e o Consórcio HPH, uma Joint Venture entre a Hyundai Engineering & Construction e a empresa de engenharia Posco E&C, valendo US$ 2,057 bilhões para o projeto, construção e financiamento.

O consórcio foi anunciado como o licitante preferencial do contrato em novembro de 2019. Mas, disputas judiciais de outros dois concorrentes atrasaram o processo. Contestaram na justiça a China Railway Group e o ACPC Consortium, constituído pela Acciona Construction, da Espanha.

A linha 3 terá 25 km de extensão e 14 estações e vai de Albrook a Ciudad del Futuro. Fará viagens entre as duas pontas em 45 minutos, e a linha terá uma capacidade inicial de 20.000 passageiros por hora e por sentido.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus