Uma publicação do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020, da conta de que o Metrô, atual operador do monotrilho, adquiriu “pneu de carga e de guia para monotrilho“. A aquisição é dispensada de uma licitação pública sendo configurada em contratação direta por conta de “inviabilidade de competição”. A contratada é a Sociedade Michelin de Participações Indústria e Comércio Ltda.
Ao contrário dos trens convencionais, cujas rodas são de aço, os monotrilhos possuem pneus, e contam com uma vida útil de cerca de 50 mil km.
O trem aéreo roda pela viga-trilho apoiada nesses pneus de carga, formado por um conjunto duplo e que envolve o interior do carro (vagão). Como é necessário ter o centro de gravidade baixo para manter o equilíbrio sobre a viga, no monotrilho os pneus ficam dentro de um compartimento do trem o que se traduz numa área não aproveitável pelos usuários.
Os pneus dos trens da Linha 15 são enchidos com nitrogênio em vez de ar.