YouTube video
CPTM

Em que pé está o projeto Arco-sul da CPTM, entre Alphaville – Jurubatuba?

Um projeto ferroviário que ligaria a região sul de São Paulo até Alphaville, famoso bairro em Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo.

O projeto a cargo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM ganhou mídia no início da década, inclusive com um traçado maior entre a futura estação Pirelli, rumo a Alphaville, atendendo a bairros do extremo sul da cidade de São Paulo e ABC, cruzando o Paço Municipal de São Bernardo do Campo, Diadema, Jurubatuba na Linha 9-Esmeralda da CPTM, Campo Limpo na Linha 5-Lílas, região de Taboão da Serra, cruzando com a Linha 4-Amarela, Belo Monte em conexão com uma extensão metroviária chamada de linha 22-Bordo, chegando a estação António João da Linha 8-Diamante e posteriormente em Alphaville.

A linha toda teria 65 km de extensão, e não existe ainda claro qual meio de transporte atenderia aos usuários.

O relatório “Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo” divulgado pela Secretária de Transportes Metropolitanos em 2013 previa a construção deste novo ramal será divido em 2 fases: A primeira entre Alphaville e Jurubatuba, com a previsão de operação para 2025, e entre Jurubatuba e Santo André na estação Pirelli em 2030.

Futuras linhas do Metrô SP e CPTM: O ramal Guarulhos – ABC e o Arco Sul

Em que pé está?

Um emenda proposta pelos deputados queria incluir no recursos no Projeto de Lei do Plano Plurianual – PPA 2019–2023, orçamento para a execução do projeto Arco Sul. Mas a proposta, ao que tudo indica, não saiu do papel.

Sem projetos de expansão nesta gestão

Nenhuma oura expansão deverá ser lançada pela CPTM no próximo quadriênio. A informação é do presidente da operadora, Pedro Moro, durante reunião com sites e blogs do setor dos transportes, no último dia 6 de abril de 2019.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus