CPTM

Em que pé está o projeto Arco-sul da CPTM, entre Alphaville – Jurubatuba?

Um projeto ferroviário que ligaria a região sul de São Paulo até Alphaville, famoso bairro em Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo.

O projeto a cargo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM ganhou mídia no início da década, inclusive com um traçado maior entre a futura estação Pirelli, rumo a Alphaville, atendendo a bairros do extremo sul da cidade de São Paulo e ABC, cruzando o Paço Municipal de São Bernardo do Campo, Diadema, Jurubatuba na Linha 9-Esmeralda da CPTM, Campo Limpo na Linha 5-Lílas, região de Taboão da Serra, cruzando com a Linha 4-Amarela, Belo Monte em conexão com uma extensão metroviária chamada de linha 22-Bordo, chegando a estação António João da Linha 8-Diamante e posteriormente em Alphaville.

A linha toda teria 65 km de extensão, e não existe ainda claro qual meio de transporte atenderia aos usuários.

O relatório “Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo” divulgado pela Secretária de Transportes Metropolitanos em 2013 previa a construção deste novo ramal será divido em 2 fases: A primeira entre Alphaville e Jurubatuba, com a previsão de operação para 2025, e entre Jurubatuba e Santo André na estação Pirelli em 2030.

Futuras linhas do Metrô SP e CPTM: O ramal Guarulhos – ABC e o Arco Sul

Em que pé está?

Um emenda proposta pelos deputados queria incluir no recursos no Projeto de Lei do Plano Plurianual – PPA 2019–2023, orçamento para a execução do projeto Arco Sul. Mas a proposta, ao que tudo indica, não saiu do papel.

Sem projetos de expansão nesta gestão

Nenhuma oura expansão deverá ser lançada pela CPTM no próximo quadriênio. A informação é do presidente da operadora, Pedro Moro, durante reunião com sites e blogs do setor dos transportes, no último dia 6 de abril de 2019.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • “Ainda não se sabe qual o meio de transporte irá atender os usuarios”

    Tenha certeza que será BRT. Esses governantes querem que engulamos transportes de baixa capacidade por ser mais barato.

    Então não tenha nenhuma dúvida que será esse o modal!

Publicidade

Assuntos

Anúncios