Em um comunicado enviado na noite desta sexta-feira, 28 de fevereiro, o Metrô de São Paulo informou que o monotrilho da Linha 15-Prata ficará fechado durante todo o final de semana dos dias 29 de fevereiro e 1º de março de 2020.
Horas antes, durante a tarde da sexta, no entanto, a operadora já havia emitido uma nota informando que o meio de transporte que liga a Vila Prudente até São Mateus, ficaria sem operar apenas algumas horas no domingo.
Falhas
O fechamento da Linha 15 em todo o final de semana se deu após algumas falhas terem ocorridos no monotrilho. Na terça-feira de carnaval, ao menos duas ocorrências afetaram a operação, como falta de energia elétrica e problemas em uma composição. Já no dia 27 de fevereiro foram ao menos 4 ocorrências que atrasaram a viagem dos passageiros.
Nesta sexta, passageiros chegaram a se queixar de lentidão na linha 15, mas não houve comunicação de falha por parte do Metrô. Durante a noite de quinta, o Via Trolebus esteve na Linha 15 e notou que as composições operavam com velocidade abaixo do habitual.
Apesar das ocorrências, o motivo de interdição não está aparentemente ligado com as panes. Segundo a empresa, a interdição é por conta de “realização de testes programados no sistema de controle de movimentação dos trens“.
PAESE
De acordo com a operadora, para atender os passageiros durante a interdição, serão disponibilizados ônibus gratuitos do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência). A linha volta a funcionar normalmente às 4h40 da segunda-feira (02).
O Metrô informou ainda que avisou as alterações programadas por meio de mensagens sonoras nas estações e nos trens, cartazes nas estações e posts nas redes sociais oficiais da empresa.
1 comentário