O operador de transporte de Cracóvia, cidade no sul da Polônia, perto da fronteira com a República Tcheca, fez testes no que diz ser a primeira operação automatizada de um bonde no país. O VLT andou sem motorista na cabine e um computador de bordo controlando a velocidade, que comandou até o fechamento e abertura de portas.
O bonde Newag 126N transportou convidados, incluindo o prefeito Jacek Majchrowski, de Muzeum Narodowe até o terminal Cichy Kącik.
O projeto de pesquisa em automação está sendo realizado por uma parceria entre a operadora MPK, fabricante de veículos Newag, Universidade de Tecnologia de Cracóvia, empresa de software Cybid e fornecedor de eletrônicos Medcom.
O objetivo é desenvolver um sistema que ajude e supervisione os condutotes, garantindo que os bondes operem dentro dos parâmetros de segurança exigidos, detectando obstruções na linha, intervindo no caso de excesso de velocidade e otimizando a corrida para garantir um fluxo suave de tráfego através de cruzamentos rodoviários.
A longo prazo, está prevista a operação totalmente automatizada do VLT.