Nesta segunda-feira, 4 de fevereiro, foi entregue o primeiro trem da série 2500, para a Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. O material rodante foi fabricado pela chinesa Temoinsa-Sifang. Os demais sete trens estão em testes na Companhia e começarão a circular após a realização de todos os protocolos de segurança e operação.
Equipados com tecnologia de ponta e, a exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens têm 170 metros de comprimento, salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência.
Mas a nova frota dispõe de itens diferentes das demais:
Contador de acesso nas portas
Trata-se de um dispositivo instalado em cada uma das portas que fica na parte superior.
Bagageiros
Aquele que talvez seja o maior diferencial dos trens da série 2500. Estão localizados na parte superior do carro e nas pontas. Serão úteis aos passageiros que vão até o Aeroporto.
Bancos de metal
Os assentos nos trens são diferenciados. Os materiais são composto de uma espécie de metal.
Mapas em display de led
Ao invés de um adesivo em cima das portas, o 2500 conta com um display de led com o mapa da linha e informações.
Abertura de portas pelo passageiro
Existe um botão em cada porta que serve para o passageiro abrir o equipamento. O sistema é usado, por exemplo, no VLT da baixada Santista. Mas a CPTM não deve usar o sistema a principio.
comentários