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CPTM Metrô SP

Previsões para o Metrô e a CPTM em 2020

Linha 1-Azul

Conclusão do sistema CBTC e início de instalação de portas de plataforma com previsão para 2020, segundo relatório de empreendimentos de novembro de 2019.

Linha 2-Verde

Início das obras em direção a Penha, prometidas para o primeiro semestre de 2020. Extensão entre a Penha e Dutra ainda sem previsão.

Linha 4-Amarela

Finalização das obras até a Vila Sônia. Publicação do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, nas redes sociais, da conta de que a extensão após São Paulo – Morumbi será aberta aos passageiros em 2021.

Linha 5-Lilás

Instalação de portas de plataforma em estações. Ao todo cinco estações contam com as portas em funcionamento.

O Governo Estadual diz que está em andamento a instalação das portas na estação Borba Gato e em fase de testes pelo Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô na estação Eucaliptos.

Linha 6-Laranja

Conclusão da transação da aquisição de uma empresa para adquirir o consórcio Move SP e retomada das obras.

Linhas 10-Turquesa e 11-Coral

Instalação de sistema de sinalização CBTC, sem prazo concreto de início de operação.

Novos trens para a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM deve licitar em 2020 uma frota de 34 trens novos. A informação é do presidente da Companhia, Pedro Moro, em um encontro com sites e blogs especializados em transporte.

De acordo com Moro, boa parte desses trens deve ser usada na Linha 10-Turquesa. O presidente, no entanto, não descarta o uso das novas composições em outras linhas, e cita algumas melhorias nos serviços, como a extensão da Linha 9-Esmeralda, de Grajaú até Varginha, a redução do intervalo na Linha 11-Coral, uma possível extensão do Expresso Leste até a estação Palmeiras – Barra Funda, além de melhorar o intervalo na própria Linha 10.

Revisão dos trens da série 3000

Moro também citou no encontro que os trens da série 3000 devem passar por uma revisão geral. A frota atualmente presta serviços na linha que liga o Brás até Rio Grande da Serra.

Linha 13-Jade

Início de operações dos trens da série 2500, previsto para janeiro.

Linha 15-Prata

Início das operações do trecho até São Mateus em horário integral.

Linha 17-Ouro

Retomadas das obras. Trabalhos foram impedidos de serem retomados por conta da justiça. A licitação para contratação da empreiteira foi suspensa.

Trem Intercidades

Licitação para 2020. O edital de concessão do serviço regional de trem poderá ser lançado em junho de 2020. O trem deve partir da estação Palmeiras-Barra Funda, com destino a Campinas, com uma parada em Jundiaí. A meta assinar os contratos de obras do trem de médio percurso até janeiro de 2021. O projeto deve ser lançado junto com a concessão da linha 7-rubi, conforme anunciado no Via Trolebus.

Concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

A concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da CPTM, devem receber as propostas da iniciativa privada até setembro de 2020. Já a publicação do edital deve ocorrer em maio de 2020.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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