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Por dentro da futura estação Mendes Vila Natal, da Linha 9 da CPTM

Estação prometida durante a campanha ao governo do estado em 2010, dez anos depois a Mendes Vila Natal, parada no extremo sul da cidade de São Paulo esta na reta final dos trabalhos. O Via Trolebus esteve na estação neste sábado, 11 de janeiro de 2020.

Será a décima nona estação da Linha 9–Esmeralda da CPTM. Ela faz parte de um plano do Governo Estadual de estender a ferrovia em 4,5 km até o local onde ficava localizada a antiga Estação Varginha do Ramal de Jurubatuba, da extinta FEPASA. O trecho foi desativado pela CPTM no final de 2001 “devido a precariedade” da infraestrutura da linha na época.

Foto: Renato Lobo

De acordo com técnicos da empresa, o empreendimento está com 90% de suas construções concluídas. Parte da estação está recebendo acabamentos e já há trilhos na parada. Já a infraestrutura e via permanente de Grajaú até Mendes Vila Natal, está com 50% de conclusão.

Foto: Renato Lobo

Demanda

A funcionalidade da estação se deve ao fato de atender à demanda lindeira por estar localizada próxima a um bairro residencial e possuir vários equipamentos públicos, estabelecimentos e empreendimentos comerciais, como Conjunto Habitacional Parque Residencial Palmares, o Condomínio Residencial Flávia, a Igreja católica Parque das Madres, além de diversas escolas de educação de nível Infantil, Fundamental e Estadual (Médio), como a E.M.E.I. Aurelio Buarque de Holanda Ferreira, a E.E. Afrânio de Oliveira, dentre outras.

Foto: Renato Lobo

A nova estação também fica próxima ao Corredor de Transporte Coletivo da Avenida Senador Teotônio Vilela, um importante eixo de ligação entre os distritos de Parelheiros e Grajaú na Zona Sul de São Paulo.

Foto: Renato Lobo

Prazos

O prazo para abertura da estação é 2021. Existe a possibilidade do local ter as obras finalizadas ainda em 2020.

Mais trens

A extensão da Linha 9-Esmeralda de 4,5 quilômetros, entre Grajaú e Varginha, vai demandar novas composições para a operação. A declaração foi do presidente da CPTM, Pedro Moro.

Atualmente a linha 9 opera com 21 trens no horário de pico. De acordo com Moro, está sendo definida a estratégia para compor essa frota.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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