O Metrô de São Paulo informou em suas redes sociais que concluiu de forma antecipada nesta sexta-feira, 10 de janeiro de 2020, as obras para ampliação do espaço do corredor de ligação entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela).
Segundo a empresa, as duas esteiras rolantes foram realocadas, e já estão em funcionamento e não há mais interdições.
O obra foi feita para melhorar a circulação dos passageiros na interligação. As esteiras foram deslocadas em 37cm, ficando mais próximas à parede e liberando espaço para o restante da passagem. A operadora diz que a medida permite mais fluidez no fluxo de pessoas que trafegam no túnel.
Inicialmente, a conclusão estava prevista para o final de janeiro, no entanto, as equipes do Metrô conseguiram terminar a obra e os testes das esteiras antecipadamente.
Novo túnel com prazo para 2020
A solução definitiva seria um novo túnel de ligação entre as duas estações. O Metrô de São Paulo homologou em abril de 2019, o Consórcio TPC (Setec Travaux Publics Et Industriels – TP) para o desenvolvimento do projeto executivo de um novo túnel de acesso entre as estações Consolação, na Linha 2-Verde, e Paulista, na Linha 4-Amarela. A informação foi publicada no Diário Oficial.
A empresa espera que a nova interligação esteja pronta em 2022, de acordo com uma apresentação que seria da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, na qual o Via Trolebus teve acesso.
A nova estrutura terá 92 metros de extensão, e deve propiciar aumento da vazão de passageiros. Atualmente a interligação tem capacidade de 24 mil passageiros por hora no pico. A nova estrutura deve elevar a vazão para 34 mil usuários por hora no pico.