Metrô SP

Metade dos trens da Frota F foram entregues a ViaMobilidade

O início das operações dos trens da frota F pode enfim estar próximo de ocorrer. Em uma reposta na rede social a um usuário, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que 50% das composição já foram repassados à ViaMobilidade. Outra informação é que o Pátio Guido Caloi também foi repassado à concessionária:

Em outubro de 2019, no entanto, Baldy havia informado que os trens voltariam em em 60 dias.

Paradas há quase 3 anos

As oito composições estão inoperantes desde 2017, quando foi entregue os trens da frota P e o início das operações com o sistema de sinalização CBTC, uma vez que as antigas composições não estavam configuradas para operarem neste cenário. Os trabalhos de atualização nos comboios estão a cargo do Metrô de São Paulo.

Aumento no fluxo de usuários

A inserção dos novos carros é importante por conta do crescente número de passageiros no eixo metroviário entre Capão Redondo e Chácara Klabin. Um julho do ano passado, a linha 5-Lilás transporta atualmente 600 mil usuários por dia, 90% a mais do que em agosto de 2018, quando transportava 320 mil passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Quais os motivos que levaram oito composições da Linha 5-Lilás estarem inoperantes desde 2017, quando foi entregue os trens da frota P e o início das operações com o sistema de sinalização CBTC, sendo que havia necessidade destas carruagens estarem presentes em outras linhas?

    A resposta é a falta de padronização, pois ela foi concebida em modais diferentes das existentes, pois quanto menor a variação de tecnologia entre as linhas, melhor, mais eficaz e econômico será o sistema, porque os processos de agilidade, construção, manutenção, lavagens, pátios, oficinas e reposição de sobressalentes ganham eficiência quando não temos uma variação grande de tipos de transporte”.

    “O homem está sempre disposto a negar aquilo que não compreende” Luigi Pirandello

Publicidade

Assuntos

Anúncios