Japoneses desenvolveram um novo tipo de catenária, sistema aéreo de fornecimento de energia, para trens de alta velocidade. A EAST Japan Railway Company (JR East), maior empresa ferroviária do mundo, deve instalar a nova funcionalidade no eixo entre Tohoku e Joetsu Shinkansen ainda neste ano.
As novas peças são adequadas para a operação em comboios que trafegam a 320 km/h, o novo sistema também é viável a 360 km/h através do uso de um fio de contato de alta resistência e baixo peso. Nesses casos, a tensão do fio de contato é aumentada para 53,9kN em comparação com 39,2kN em uma linha convencional. A tensão mais alta garante que a onda gerada à medida que o pantógrafo passa ao longo do cabo de contato se mova mais rápido que o trem.
O novo sistema utiliza dois e não três fios, eliminando o tradicional cabo auxiliar da catenária encontrado em equipamentos convencionais. Também foi substituído o fio trançado de aço galvanizado convencional usado para o cabo da catenária por um fio de cobre galvanizado de alta resistência.
A JR East trabalhou com o Instituto de Pesquisa Técnica Ferroviária do Japão (RTRI) para desenvolver a tecnologia. A operadora diz que o novo sistema melhorará a confiabilidade das operações, reduzindo o número de componentes que requerem manutenção.