Metrô SP

Governo de São Paulo promete Linha 2-Verde na Penha em 2026

Nesta sexta-feira, conforme noticiado pelo Via Trolebus, o governo de São Paulo assinou a ordem de serviço para extensão da Linha 2-Verde do Metrô rumo a Penha.

De acordo com um post nas redes sociais da Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM, a linha verde chegará até a Linha 3-Vermelha no ano de 2026, podendo algumas estações serem entregues antes do prazo:

Foto: The Photographer

Primeiro anúncio previa operação em 2018

A extensão metroviária foi prometida pelo antecessor de João Doria, o ex-governador Geraldo Alckmin, para ser entregue em 2018 e os trens chegariam mais longe, em Guarulhos. O anúncio do ex-governador foi feito em 2014. O projeto naquela época previa a linha verde chegando até a futura estação Dutra.

Em 2013, um financiamento foi liberado para a obra por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de 1,5 bilhão de reais, representando 45,6% dos investimentos totais.

As desapropriações para uma extensão da linha no sentido nordeste, com treze estações, foram iniciadas em meados de 2014.

A expansão, no entanto, foi congelada após o governo do estado realocar recursos para outras extensões.  Segundo o Relatório de Empreendimentos do Metrô-SP de junho de 2018, a falta de recursos já apontava a possibilidade da empresa trabalhar com a possibilidade de as obras de expansão serem divididas em duas fases: Vila Prudente–Penha e Penha–Dutra.

O governo atual promete tocar o segundo trecho, mas não se comprometeu com prazos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus